-
Arquitetos: Vipe Arquitetura
- Área: 610 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida em uma das principais avenidas de Manaus, a VIPE 201 surge como uma aposta interna do escritório Vipe Arquitetura, que busca atribuir à cidade uma edificação de linguagem inovadora e um olhar cuidadoso em relação ao conforto térmico. A obra tem como intenção projetual estabelecer uma relação equilibrada da construção com o tempo, ao admitir a pátina e fugir do controle estético. Trabalha com materiais que se adaptam às circunstâncias, onde, de forma pragmática, essa imprevisibilidade torna-se elemento inerente ao objeto e, consequentemente, reduz a periodicidade das manutenções.
A construção é constituída por peças pré-fabricadas de concreto, painéis de aço corten e a vegetação protagonista que se apoia verticalmente em suas fachadas, garantindo uma arquitetura elegante e a rápida execução do projeto. O prédio está estruturado em apenas seis pilares e três lajes planas protendidas. A maior fachada voltada para o oeste exige a proteção dada pelos grandes brises pré-fabricados, que sombreiam a luz solar e viabilizam o uso dos planos de vidro recuados. Esses planos delimitam os espaços internos, mas sua transparência articula a constante permeabilidade visual entre o dentro e o fora, o edifício e a cidade. As duas aberturas nas extremidades da laje permitem o alcance do sol às vegetações nas floreiras e brises, enquanto os domos proporcionam ventilação para os banheiros e as placas solares melhoram a eficiência energética do edifício. O programa de uso comercial possui recepção, hall de espera, café, salas comerciais e lavabos no térreo, com pé-direito duplo, além de um banheiro e depósito externos.
No primeiro pavimento, há mais nove salas comerciais, salas de espera e lavabos. O escritório, localizado no segundo pavimento, contém recepção, sala de estar, estação de trabalho, sala de reunião, copa, lavabos, banheiro, depósito e espaço de relaxamento externo. Na VIPE 201, é possível alcançar múltiplos programas, plantas e layouts devido à planta livre. Por fim, dando ainda mais vida à paisagem urbana, o verde das tumbérgias, guaimbês, singônios, jabuticabeiras, dinheiro-em-penca e alamandas amarelas se fazem presentes e se comunicam com as árvores existentes no entorno.